Nossos Pilares

Cultura Maker

​No NEP os alunos colocam a “mão na massa’’.

​​

A cultura Maker é uma extensão da cultura “faça você mesmo” que incentiva a produção prática e manual por partes dos alunos, fazendo-os criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com as próprias mãos.

​

O NEP através da cultura Maker busca valorizar a prática, o pensamento crítico e o desenvolvimento de atividades que corroboram com as exigências do currículo, aproximando-as do mundo real.

​

O principal pilar da cultura Maker é a ideia de que professores, alunos e qualquer outro ser humano podem fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos e uma boa dose de colaboração e transmissão de informações.

​

É o NEP preparando alunos para atuarem no século XXI e prontos para enfrentarem a quarta revolução industrial.

Metodologias Ativas

​O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.

A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção do conhecimento.

Nas metodologias ativas a aprendizagem é baseada em problemas e desafios proporcionando aos alunos:

• Aptidão em resolver

• Colaboração

• Senso crítico

• Protagonismo

• Empatia

• Responsabilidade e participação.

Ensino-Aprendizagem

​No NEP a proposta pedagógica é socioconstrutivismo em que a aprendizagem se dá em contextos históricos, sociais e culturais: Assim, faz-se indispensável reconhecer o outro em toda sua complexidade em suas esferas biológicas, sociais, culturais, afetivas, linguísticas, entre outras.

​

Nesta perspectiva, a relação de ensino – aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular e os conteúdos únicos compostos pelas vivências, histórias e individualidade de cada um que circula pelos territórios educativos, sejam esses dentro ou fora da escola.

​

É o NEP na evolução educacional das conquistas, das competências e habilidades. É a formação integral do aluno para o século XXI.

Formação Docente

​O NEP tem a convicção que no mundo de hoje, não é mais possível criar verdades absolutas, sejam elas científicas, culturais, éticas ou políticas e a formação dos alunos deve buscar o desenvolvimento para um mundo cada vez mais móvel, flexível em que a instantaneidade pode trazer informações tanto rápidas quanto incertas.

O NEP completa a formação dos docentes por meio de cursos oferecidos pelos parceiros, palestras com consultores educacionais e estudos direcionados.

Meio Ambiente

​O mundo de amanhã depende das ações que tomamos hoje. Embora a nossa consciência ambiental atualmente seja maior do que décadas atrás.

O NEP se preocupa com a sustentabilidade e com a formação de um novo olhar para o mundo.Em nossa escola os alunos convivem harmoniosamente com os animais e vegetais através da fazendinha, local visitado e explorado conscientemente.

Sabemos que as crianças e jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão do mundo e serão responsáveis pela preservação do planeta.

O NEP coloca o estudante no centro da aprendizagem e como protagonista de sua formação.

Projetos

​A criatividade do aluno precisa ser trabalhada e desenvolvida pois todas as expressões artísticas são importantes para a construção do indivíduo e auxiliam o desenvolvimento social e cultural.

Em nossa escola o aluno conta com aulas de Música, Teatro, Dança e Lúdico que contribuem muito para o desenvolvimento educacional de cada indivíduo, pois agem no desenvolvimento corporal, reflexão, criatividade, senso crítico e estético, compreensão do mundo, entender a diversidade de conhecimentos e preparar –se para o mundo do trabalho.

Cultura Maker
Metodologias Ativas