Coordenadoras:

Coordenadora: Paula Fabiana Gâmbaro Silva Lemo
s | paula@colegionep.com.br

Método do Ensino Fundamental

O sistema de Ensino Geekie One empenha-se no desenvolvimento do senso crítico e do espírito questionador de seus alunos como fundamentos de uma atitude independente e responsável. Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância a desenvolver essas qualidades é prepará-los para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Para tanto, o método adequado é o de “aprender fazendo”, com ênfase na associação de conhecimento e prática. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor; os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto. O sistema de ensino Geekie desenvolveu métodos e materiais didáticos próprios, cuja eficiência tem sido comprovada através do poder dos dados onde conseguimos enxergar cada estudante como único. Os Cadernos de Atividades são elaborados por profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento.

A meta de educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – “aprender fazendo”. A Geekie desenvolveu um processo próprio de ensino, cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de uma programação interativa. No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.

Veja abaixo as parcerias de Ensino que o NEP traz a vocês pais e alunos.

mindlab.jpg

Cultura Maker

No NEP os alunos colocam a “mão na massa’’.

A cultura Maker é uma extensão da cultura “faça você mesmo” que incentiva a produção prática e manual por partes dos alunos, fazendo-os criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com as próprias mãos.

O NEP através da cultura Maker busca valorizar a prática, o pensamento crítico e o desenvolvimento de atividades que corroboram com as exigências do currículo, aproximando-as do mundo real.

O principal pilar da cultura Maker é a ideia de que professores, alunos e qualquer outro ser humano podem fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos e uma boa dose de colaboração e transmissão de informações.

É o NEP preparando alunos para atuarem no século XXI e prontos para enfrentarem a quarta revolução industrial.

Cultura Maker.jpg

Programa Mente Inovadora - Mind Lab

No NEP temos o Laboratório da mente que é um sistema para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e outras habilidades para a vida. Através deste, o jogo de raciocínio é colocado em um lugar privilegiado na rotina escolar, transformando-o em uma significativa ferramenta de educação para colaborar no desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas, que falam ao coração e mente das crianças e jovens. Para isso, usa como base três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professor mediador.

Nas aulas enquanto os alunos jogam, o professor mediador promove reflexões para autoconhecimento dos alunos, utilizando-se de métodos metacognitivos e estratégias de raciocínio que os ajudam a melhor lidar com os desafios.

Ao final de cada aula, os alunos são encorajados a refletir sobre as situações vivenciadas e relacioná-las com o cotidiano, transferindo os aprendizados da sala de aula para a vida, como: gerenciar tempo e outros recursos, trabalhar em equipe e lidar com conflitos, planejar e tomar decisões mais conscientes, desenvolver senso crítico e poder de argumentação, buscar e processar informações complexas, entre outros.

mi_fundamental_001.jpg
mi_fundamental_002.jpg
mi_infantil_002.jpg
mi_infantil_003.jpg

Conheça melhor o programa www.mindlab.com.br ou  menteinovadora.com.br

Programa Mente Inovadora da sala de aula para a vida!